.comment-link {margin-left:.6em;}

Textos Avulsos

sexta-feira, 7 de maio de 2004

sei lá.....

Às vezes eu me pego pensando sobre o pensamento....eu sei que pensar sempre é relacionado a algo, quando se pensa, se pensa em algo...mas aí eu faço seguinte: eu penso sobre pensar em algo, coloco o pensar sobre pensar entre parênteses e deixo o algo de fora, entendeu? fica assim: (pensar sobre pensar) em algo....e aí eu tenho pensamento sobre o pensamento.
É engraçado como não existe nada mais esquizofrênico do que o pensamento (pelo menos o meu), já que eu penso em milhares de coisas ao mesmo tempo, dou várias opiniões sobre o mesmo assunto, e me chamando de burro digo a mim mesmo "você é um gênio!".
O momento que eu me encontro nessa situação eu chamo de “momento de queda d´agua...sabe por quê? Você já se escondeu atrás de uma cachoeira? Eu acho impressionante, você fica lá, escutando um barulho absurdo onde tudo que está externo a isso simplesmente deixa de existir....a água funciona como um escudo impenetrável que faz com que você se isole do mundo que não é seu....não dá pra explicar....é vivencial, é mais ou menos o que o biquíni cavadão tenta explicar em " no mundo da lua" mas lá ele fala do banheiro, aqui eu falo de cachoeira.
No final das contas não importa se é cachoeira, banheiro, sauna, carro ou ônibus, o que importa é pensar que no momento de queda d´agua o pensamento pode ser pensado, e que as coisas não precisam fazer sentido, bastam ser...mas pra isso é preciso definir o que é ser...ok, então, não precisa ser também não....
Basta estar lá, sem fazer sentido, sem doar sentido a nada, imaginar um bucado de coisas que talvez você queira....ou não...ma aí volta pra esquizofrenia, você e você....eu e eu....brigando pra saber quem é o melhor, num existe essa de maniqueísmo não....num tem quem seja o bom ou o mal da história, tem quem seja o verdadeiro e o falso...o mais legal é que no final das contas sempre eu faço as pazes comigo mesmo...
Outra coisa que eu gosto é que nesse momento você tenta se enganar, mas está mais próximo do " se conhecer" saber que é mentira...é dizer "eu odeio isso" e depois dizer..." eu num odeio não" lá você pode ser sincero, se enganar só um pouquinho, se enganar dizendo que quando sair tudo volta ao normal...quando não se sabe o que é o normal.
O pensamento não é contínuo, o assunto não é contínuo, a vontade é sobre-humana....sobre humana não...demasiadamente humana...ela é real. Vontade, impulso, desejo, vingança, inveja, ódio, alegria, tristeza, pena, autoconfiança, pena, tristeza, alegria, ódio, inveja, vingança, desejo, impulso, vontade....potência...potência...vontade! Não precisa fazer sentido, já que ele faz sentido para quem doa sentido....eu posso terminar aqui e ele fará sentido para quem faz.