.comment-link {margin-left:.6em;}

Textos Avulsos

sexta-feira, 16 de abril de 2004

Amigos

Somos três amigos. Não importa quem vai dirigir. Os outros dois correm, rindo, brincando, brigando para pegar “o lugar da frente”. Sentar com um cinto lhe amarrando só pra ver o mundo chegar antes. O “perdedor” senta atrás. O “perdedor” ouve o som melhor. Não ouve direito a “conversa da frente”. Tem mais espaço. Vê um mundo já visto antes pelos “da frente”. É sempre bom entrar no carro rindo de nós mesmo por agirmos assim. Como as crianças que ainda temos em nós.

Se a música é chata ou repetida sempre tem um que entoa, desafinando, uma canção antiga. Daquelas que não tocaram nas rádios. O som é desligado e continuamos a canção em coro. Daí é só emendar em uma outra canção. O trânsito sempre está chato. Dentro do carro é divertido. Somos nós em nosso mundo. Um mundo de três amigos.

O nome é “tomar um café”. Pode ser café, cerveja, refrigerante, água, vento. Não importa. Não importa o local também. São quase sempre os mesmo lugares. Até um de nós descobrir um local novo. Ou ter a idéia de ir a outra cidade. Só pra “tomarmos um café”.

Para mim é um momento único. Falar mal dos outros. Falar mal de nós mesmos. Discutir filosofia e como ela atinge nossas vidas. Contar sobre um livro que lemos, um programa que assistimos. Indicar uma nova banda que ouvimos. Discutir sobre como a cidade e as pessoas mudaram. Fazer planos para o futuro.

Nesses momentos me sinto amada e querida. A tristeza e o “amargo” parecem se esquecer de mim. Sinto uma alegria que sentia quando criança, ao ser levada para a praia pelos meus pais para tomar banho de mar. Rolar na areia sem ser criticada ou julgada. Se entregar à diversão. Rir alto.

Tomar um café pode ser compartilhado com outros amigos. Isso é muito bom quando acontece. Um amigo que também brigou pelo canto da frente no carro ou que nos encontrou num dos nossos lugares. Um amigo que aos poucos se sente como nós. Felizes apenas por estarmos juntos. Mesmo nos dias de mau humor.

Um livro é pra ser lido sozinho...
Televisão é pra ser vista com o(a) namorado(a)...
Café é pra ser tomado com os amigos...